sábado, 8 de agosto de 2009

Olimpus desenvolve módulo de iluminação exclusivo para a VW

O Coming/Leaving Home veio para facilitar a vida dos usuários de dois dos modelos da linha 2010 da montadora alemã. Com sensores e funções que controlam vários itens de iluminação do veículo, aumenta a segurança e o conforto do usuário

Acaba de chegar ao mercado o Coming/Leaving Home, uma grande novidade produzida pela Olimpus Automotive que passa a equipar os modelos Volkswagen Polo e Golf modelo 2010. Desenvolvido segundo determinações específicas da montadora o módulo de iluminação é diferente de tudo o que existe no mercado. Segundo Andrei Alves, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do produto, “o equipamento, que vem sendo desenvolvido desde o meio do ano passado, recebeu essa denominação da VW em função do seu propósito de colaborar para o bem-estar dos usuários dos carros dessas duas linhas”.

O módulo controla vários itens de iluminação do veículo de acordo com inúmeras situações pré-determinadas. Ficam sob seu comando: as luzes de posição (lanternas), farol baixo, farol alto, placas e painel de instrumentos. O sistema Coming/Leaving Home tem como objetivo aumentar a segurança e a conveniência de motorista e demais ocupantes do veículo, e seu funcionamento é relativamente simples, mas adiciona um grande percentual de tecnologia e sofisticação ao Polo e Golf 2010.
Basicamente, quando o interruptor de iluminação está situado na posição AUTO, o condutor pode acionar o farol baixo e as lanternas (por aproximadamente 30 segundos) por meio do controle remoto da chave. Quando o alarme é ativado, a função “Coming Home” é executada, isto é, os faróis permanecem acesos por 30 segundos. Da mesma forma, quando o alarme é desativado a função “Leaving Home” é realizada, mantendo os faróis acesos por 30 segundos. Ou seja, nos ambientes escuros, o Coming/Leaving Home mantém as imediações do veículo iluminadas. “Isso é importante ao se afastar do veículo e se movimentar dentro da garagem em direção á sua casa, por exemplo. Também é uma forma eficiente de facilitar a localização do veículo em lugares escuros ou grandes estacionamentos”, explica Alves.

A Volkswagen oferece veículos com o Coming/Leaving Home que podem vir com e sem sensor de luminosidade e chuva instalado no pára-brisa do carro. No modelo sem sensor de luminosidade o módulo Coming/Leaving Home acende os faróis somente ao se ativar ou desativar o alarme, independente da quantidade de luz existente no ambiente. Para os modelos com sensor os faróis acendem sempre que houver baixa luminosidade no ambiente.

Complementarmente, quando o veículo com sensor entra em um ambiente com iluminação deficiente os faróis se acendem automaticamente. O sensor posicionado no pára-brisa determina a necessidade de acender faróis ou não. Além disso, também por meio do sensor, o módulo identifica a presença de chuva, aciona o limpador de pára-brisa e determina a velocidade ideal de funcionamento em função da quantidade da chuva.

O Coming/Leaving Home não fazia parte do portfólio de produtos da Olimpus, e nem tinha similar no mercado brasileiro nos carros da marca alemã. Ele foi totalmente desenvolvido pela Olimpus Automotive por solicitação da VW para equipar, opcionalmente, esses dois modelos da linha 2010. Ainda de acordo com o engenheiro Andrei, “Por sua atualidade esse é um produto que foi desenvolvido utilizando os mais modernos chips de alta performance existentes no mercado para esta aplicação. Também tem todos os seus componentes eletrônicos dentro do atualíssimo conceito de SMD – Surface Mounted Device (Componentes Montados na Superfície), oferecendo maior confiabilidade para produtos com eletrônica embarcada”.

Press Consultoria Ltda.
Caio Moraes / Rodolpho Siqueira

Um comentário:

  1. Legal, incorpora ainda mais o gol e faz os clientes se satisfazerem mais e mais...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Retrovisor Online! Deixe seu comentário, ele será publicado após moderação.